atua GREVE SOLIDÁRIA

APROFURG E COMANDO LOCAL DE GREVE APOIAM E ATUAM NO SOS ENCHENTES FURG

A APROFURG - Seção Sindical do ANDES - SN, sensibilizada e atenta às vítimas da emergência climática em Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha, dedica seus esforços para auxiliar as pessoas atingidas pela enchente. Diante das dificuldades enfrentadas pelas comunidades com as fortes chuvas e a cheia da Laguna dos Patos, a atuação como ponto de apoio em ações coordenadas de solidariedade reforça a importância das mobilizações de classe.

Desta forma, o Comando Local de Greve (CLG) da APROFURG, através de sua Comissão de Solidariedade, deliberada com a finalidade de auxiliar a comunidade atingida pelas enchentes, está atuando junto à “Campanha SOS Enchentes” da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Dentro das atividades desenvolvidas pela Comissão de Solidariedade, já foram realizados apoios a estudantes do campus de São Lourenço do Sul e doações de cobertores, travesseiros, alimentos, material de higiene e limpeza nas cidades de Rio Grande e de São Lourenço do Sul. Além disso, as/os integrantes da Comissão de Solidariedade ainda estão atentas/os e em contato com professoras/es da FURG do campus Santo Antônio da Patrulha que já realizaram a distribuição de alimentos e cobertores, e estudantes auxiliaram na triagem e cuidados com as vítimas das enchentes.

Reforçando o seu compromisso com a comunidade em geral, o CLG está atuando na preparação de alojamentos no campus Carreiros da FURG para receber pessoas que necessitem sair de suas residências.

Os alojamentos contam com condições físicas e itens para cada pessoa conseguir manter sua rotina neste momento sensível. Tudo foi organizado por diferentes setores da FURG, em parceria com a APROFURG, FAURG e rede de voluntárias e voluntários da comunidade acadêmica e em geral. Na estrutura oferecida, estão disponibilizados colchões, cobertores, lençóis, toalhas, itens de higiene e alimentos de preparação e consumo facilitado, tendo em vista a urgência e praticidade que o momento requer, além de refeições servidas pelo Restaurante Universitário.

Conforme planejado e estruturado pela Universidade, as salas de aula podem ser preparadas para abrigar até 1.800 pessoas. Para serem acolhidos na FURG, os desabrigados serão encaminhados pela Prefeitura Municipal do Rio Grande.

Além disso, o Cidec-Sul, também localizado no campus Carreiros, agora funciona como um centro de triagem da Prefeitura Municipal e ponto de arrecadação de doações. A FURG está recebendo doações, prioritariamente de colchões, cobertores, lençóis, água e alimentos práticos, como bolachas, café solúvel, chá e sucos, entre outros que possam ser consumidos sem preparo prévio.

Caso deseje contribuir através de voluntariado, você pode se inscrever através do link:
https://tinyurl.com/sosfurgrg

Topo