A APROFURG - Seção Sindical foi criada no Dia do Professor, 15 de outubro de 1980.
Um dos momentos fundamentais para a história da entidade foi o dia 20 de novembro de 1989, quando houve a transformação da APROFURG em Seção Sindical do ANDES Sindicato Nacional. Ainda em 89, uma greve com 66 dias conseguiu a reestruturação da carreira e o reenquadramento de todos os docentes dentro do Plano Único de Classificação e Redistribuição de Cargos e Emprego (PUCRCE). Os docentes passaram a ter um novo patamar salarial.
No ano de 2001 foi deflagrada outra greve geral do Movimento Docente, que durou 110 dias e obteve muitas conquistas para a categoria, como por exemplo as contratações mantidas pelo Regime Jurídico Único (RJU), abertura de novas vagas para docentes, instalação de mesas de negociações para tratar de temas como avaliação e carreira docente, paridade e isonomia de vencimentos entre os ativos e aposentados, além de inúmeras outras conquistas para os professores e professoras da FURG e do IFRS.
Em 2002, a cidade do Rio Grande sediou o 21º Congresso do ANDES/SN, evento mais esperado do ano pela categoria. As discussões aconteceram na Escola Juvenal Miller. Em 2012, outra greve geral - a maior da história da categoria - com mais de quatro meses de duração teve a adesão de 57 das 59 universidades federais do País, incluindo a FURG.
Já em 2023, a APROFURG - Seção Sindical ANDES/SN completa 43 anos e segue na luta em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, além dos demais assuntos ligados aos docentes da FURG e do IFRS.