01 - Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS)

Tem o intuito de discutir e articular as questões de etnia, gênero e diversidade sexual com a discussão classista, buscando uma sociedade mais justa, solidária e democrática.

02 - Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE)

Grupo que acompanha as políticas educacionais como um todo, através de análises dos projetos e programas em vigor e/ou votação no Congresso e no Governo Federal. A qualidade e a identidade da Educação no Brasil é o que norteia as discussões.

03 - Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA)

Como o próprio nome do grupo sugere, as pesquisas visam assuntos como a saúde dos docentes, além de reflexões relativas ao processo de precarização das condições do trabalho. O amparo aos cidadãos em situações de desemprego e aposentadoria também é discutido no GTSSA.

04 - Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes (GTCA)

Todos os assuntos relacionados à comunicação estão presentes nas conversas do GTCA. Plano de comunicação, estratégias das equipes de comunicação nas seções sindicais do ANDES/SN, além de campanhas de sindicalização estão entre as pautas do grupo. O apoio de diversas vertentes no campo das artes, visando a difusão da cultura no meio sindical também é tratado nessas discussões.

05 - Grupo de Trabalho de Carreira (GTC)

Aqui o foco é debater os desafios da carreira docente e todos os impactos que incidem sobre ela. O grupo também discute temas como a valorização social da profissão, reajustes salariais e a luta pelo melhoramento de proventos.

06 - Grupo de Trabalho de Ciência e Tecnologia (GTCT)

O GTCT é um grupo que debate a ciência e a tecnologia para o povo. A ideia é trazer pautas que vinculem a universidade as mais diversas formas de Ciência, Tecnologia e Inovação. As consequências e os riscos para a produção científica no país também pautam o grupo.

07 - Grupo de Trabalho de Fundações (GTF)

O GTF discute o papel das fundações de apoio bem como os problemas detectados nas universidades em relação à elas.

08 - Grupo de Trabalho de História do Movimento Docente (GTHMD)

Resgatar a memória também faz parte da luta. A principal função deste GT é recuperar as histórias e reviver os passos que a categoria trilhou no passado. Outra vertente visa divulgar o passado de forma ampla, para que toda a comunidade saiba o que ocorreu nos anos da ditadura civil-militar.

09 - Grupo de Trabalho de Trabalho Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA)

O grupo debate questões das apropriações privadas da terra e dos demais recursos naturais, além dos seus impactos políticos, econômicos e socioambientais no campo e na cidade. Discussões sobre as políticas de regulação do meio ambiente, dos agrotóxicos, sustentabilidade e transgenia também são pautas do GT.

10 - Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS)

Aprofundar o debate sobre política sindical e desenvolver ações de formação sindical dos militantes do movimento docente são os dois pilares do GTPFS. Temas como contrarreforma trabalhista e sindical e o ataque ao direito de greve dos servidores públicos federais também são debatidos no Grupo.

11 - Grupo de Trabalho de Verbas (GTV)

Todas as questões sobre a política de Finanças do ANDES/SN e das instituições de ensino públicas são debatidas neste GT.

12 - Comissão da Verdade

A Comissão da Verdade do ANDES/SN trata sobre as questões do período da ditadura dentro da universidade.

Topo