coepeainsta

COEPEA DA FURG APROVA REESTRUTURAÇÃO DO CALENDÁRIO ACADÊMICO 

O Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (COEPEA) da FURG, realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira, dia 5 de julho e aprovou a reestruturação do calendário acadêmico da Universidade. As aulas retornam na próxima segunda-feira, dia 8 de julho. O Conselho ainda definiu que o término do primeiro semestre de 2024 será no dia 19 de setembro, com exames até o dia 4 de outubro. Já o início do segundo semestre de 2024 será no dia 14 de outubro, com término em 31 de janeiro de 2025. Os exames serão até o dia 15 de fevereiro de 2025. O início do primeiro semestre do ano que vem será em 24 de março.

“Nós nos comprometemos enquanto Comando de Greve de recuperar os dias letivos e defendemos a proposta de 200 dias letivos. A gente entende realmente que isso proporciona uma qualidade de repasse de conteúdos e de atividades, muito embora a gente saiba e entenda que existe uma resolução do Conselho Nacional de Educação, que possibilita a redução dos dias letivos, mas isso não quer dizer que a gente seja insensível com as dificuldades enfrentadas pela comunidade acadêmica, em relação à enchente”, explicou a diretora da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN, Magda Vicente, que participou da reunião de hoje.

O calendário aprovado terá 168 dias letivos, com 16 semanas no primeiro semestre e 14 semanas no segundo semestre. “No segundo semestre de 2024, os exames passam a ocorrer com este novo calendário entre os dias 3 e 15 de fevereiro de 2025, deixando o retorno das atividades acadêmicas do ano que vem para o final de março, o que torna praticamente regularizado o calendário, mesmo com a interrupção pela greve e pelas enchentes neste ano”, explicou a diretora.

A APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN deliberou a greve docente no dia 8 de abril. As atividades do movimento grevista encerraram no dia 27 de junho, após a assinatura do acordo com o Governo Federal.

Topo