Lorem Ipsum is simply dummy
Lorem Ipsum is simply dummy
A reunião é um encaminhamento da assembleia geral da categoria docente, realizada no último dia 5 de dezembro
Na noite de ontem, 11 de dezembro, conforme deliberação da assembleia geral da categoria docente, o presidente da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN, Gustavo Miranda, realizou uma reunião com o deputado federal, Alexandre Lindenmeyer.
A oportunidade foi um momento essencial para apresentar as reivindicações das professoras e dos professores da FURG e do IFRS – Campus Rio Grande, sobre o Acordo de Greve que, conforme informações da categoria, ainda não está incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA).
O presidente Gustavo Miranda relatou a angústia vivida pelas/os docentes diante do cenário de incertezas, apesar da existência do Acordo de Greve.
Neste sentido, Gustavo desabafou sobre a iniciativa do diálogo com o Deputado Federal, como um pedido de apoio, uma vez que a intenção é alcançar as lideranças do governo federal buscando respostas para o efetivo cumprimento do Acordo de Greve.
O deputado Federal Alexandre Lindenmeyer se comprometeu a buscar respostas sobre a inclusão do Acordo de Greve na LOA, e retornar, ainda nesta semana.
Após a conversa, no final da noite de quinta-feira, o deputado federal, Alexandre Lindenmeyer, informou o presidente da APROFURG, que a ministra Esther Dewk, do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, montou um projeto de Lei relacionado ao cumprimento do acordo, que deverá ser votado ainda esse ano.
A APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN segue vigilante para o cumprimento do acordo da greve docente do setor das Instituições Federais de Ensino, realizado no primeiro semestre desse ano, após o término do movimento grevista nacional.
Foto: ANDES-SN
Em razão da falta de energia elétrica na FURG - Campus Carreiros, suspendemos nosso expediente a partir das 13h desta sexta-feira, 06 de dezembro. As atividades retornam normalmente na segunda-feira, 09 de dezembro.
Agradecemos a compreensão.
Na tarde desta quinta-feira, 05 de dezembro, foi realizada uma assembleia geral da categoria docente na sede da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN. Na oportunidade foram realizados informes, análise de conjuntura, além da discussão da jornada de mobilização nacional proposta pelo Sindicato Nacional.
A Assembleia foi conduzida pela vice-presidenta da APROFURG, Angélica Miranda, que teve a companhia na mesa da 2ª secretária, Rita Patta Rache e do 1º tesoureiro, Rodrigo da Rosa Pereira.
As\os docentes discutiram a importância das mobilizações, uma vez que o governo não encaminhou o Projeto de Lei ou editou Medida Provisória, que garante a provisão dos ganhos salariais previstos para janeiro de 2025.
Foi deliberado junto aos sindicalizados/as presentes, após extenso debate, a não paralisação no dia 12 de dezembro. No entanto, se unindo às ações de mobilizações, serão utilizadas as redes sociais da APROFURG para veiculação de material informativo, destacando que a pauta sobre o projeto de lei que trata da atualização financeira não está sendo desenvolvida pelo governo.
O encontro desta tarde foi um momento significativo para discutir as lutas essenciais da categoria docente. A vice-presidenta, Angélica Miranda, falou sobre a greve, a mobilização dos docentes e a luta em prol da carreira, cada vez mais urgente.
A APROFURG segue atenta e vigilante no Cumprimento dos Termo do Acordo de greve nº 10/2024, mobilizando a categoria na busca de melhores condições de trabalho, infraestrestrutura, orçamentos para as Universidades e IFES e a luta por democracia na escolha das(os) dirigentes das instituições.
Ficam as docentes e os docentes sindicalizadas(os) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e IFRS - Campus Rio Grande convocadas(os) para a Assembleia Geral a ser realizada no dia 05 de dezembro, quinta-feira, na sede da APROFURG*, às 13h30min, em primeira convocação, e, 14h em segunda convocação, com qualquer quórum para deliberar sobre a seguinte pauta:
▪Informes;
▪Análise de conjuntura;
▪Jornada de Mobilização (10 a 13 de dezembro):
- Dia de Mobilização Nacional - Sem Anistia e pela Prisão para os Golpistas!
- Proposta de Paralisação para o Cumprimento dos Termos de Acordo de Greve
▪Assuntos Gerais.
*Seguindo uma deliberação do 39º Congresso do ANDES-SN, as assembleias serão descentralizadas. As salas nos campi de Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e em São Lourenço do Sul serão divulgadas posteriormente.
Rio Grande, 03 de dezembro de 2024
Gustavo Borba de Miranda
Presidente da APROFURG - Seção Sindical do ANDES/SN