Nesta quarta-feira, 19 de março, o professor André Martins, candidato da Chapa 1 “ANDES pela base: diversidade e lutas”, que concorre a diretoria do Sindicato Nacional, no cargo de 2º vice-presidente da Regional Sul esteve no IFRS - Campus Rio Grande e na sede da APROFURG - Seção Sindical do ANDES.
Durante a manhã, André Martins foi recepcionado pela diretoria da APROFURG, e na sequência, em cumprimento de agenda acompanhado pelo presidente da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN, Gustavo Borba de Miranda, teve uma conversa com o diretor geral do IFRS - Campus Rio Grande, Carlos Fernandes Junior. A manhã ainda possibilitou o diálogo com as/os docentes sobre o projeto da Chapa 1 nos corredores do IFRS - Campus Rio Grande.
“A eleição é extremamente importante para o nosso sindicato. Esse é o papel da nossa diretoria. Estamos abrindo espaço igualitário para todas as chapas que concorrem a direção do Sindicato Nacional.”, reiterou o presidente da APROFURG - Seção Sindical do ANDES - SN, Gustavo de Borba Miranda.
André Martins falou sobre a composição da Chapa 1, que contempla integrantes que fazem parte da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT). “Pela primeira vez, nós temos a possibilidade de ter um docente EBTT presidindo o ANDES Sindicato Nacional, além do fato de ser um docente negro, o que também para nós é altamente relevante na luta antirracista. Da mesma forma, compondo ainda o grupo dos 11 da diretoria central do ANDES Sindicato Nacional na nossa chapa, nós temos pela primeira vez a possibilidade de ter uma professora trans também na representação do ANDES Sindicato Nacional como segunda vice-presidenta. E na Regional Rio Grande do Sul, nos seis integrantes da Regional Rio Grande do Sul, nós temos três candidaturas da carreira EBTT. O que nos deixa muito satisfeitos, porque entendemos que cada vez mais a carreira EBTT tem contribuído nas lutas do ANDES Sindicato Nacional, inclusive na discussão sobre como alcançar uma carreira única que reúna professoras e professores em nível federal e também nas nossas estaduais, municipais e distrital”, explicou.
Já na parte da tarde, a Chapa 1 realizou uma Roda de Conversa na APROFURG - Seção Sindical do ANDES, com a presença de docentes e a participação online do candidato a presidência do Sindicato Nacional, Cláudio Mendonça que reiterou: “Estamos desafiando políticas que atacam nossos direitos. Falamos da importância dos companheiros e companheiras EBTT que têm contribuído para o ANDES, na medida que lutamos pela Carreira Única”.
A chapa 1 representa a continuidade do trabalho que vem sendo realizado junto ao ANDES-SN. “A gente defende um sindicato autônomo e independente, e, ao mesmo tempo, um sindicato que combata assédio, combate às opressões, combate de forma muito clara o racismo, o machismo, a misoginia, a LGBTfobia, a transfobia, o capacitismo. Isso sempre nos diferenciou muito em relação a outras chapas. E a gente quer ressaltar muito isso, quer ressaltar o quanto nós avançamos nos últimos anos em políticas de enfrentamento às opressões. E queremos continuar com isso, queremos continuar, claro, focando muito a carreira, as mudanças na carreira, discutir, inclusive, e esse é um debate que vamos ter que fazer agora, a questão da possibilidade da RSC também para o Magistério Superior, nas universidades federais, discutir, enfim, avanços para a carreira, mas sempre com muito foco, com um olhar muito detido para a questão do combate das opressões e de ter, de fato, um sindicato classista e independente. Essa é a proposta da Chapa., destacou o candidato a 2º vice-presidente da Regional Sul do ANDES-SN.
AGENDA
Após a visita no IFRS- Campus Rio Grande e na sede do sindicato, o representante da chapa 1 do ANDES-SN seguiu para a cidade vizinha, Pelotas, onde têm agenda na quinta-feira, dia 20 de março.
ELEIÇÕES ANDES-SN
Três chapas disputam a eleição para a próxima diretoria do ANDES-SN, biênio 2025/2027, Chapa 1 “ANDES pela base: diversidade e lutas”, Chapa 2 “RENOVA ANDES” e Chapa 3 “ANDES-SN Classista e de Luta”.
As eleições ocorrem por voto direto, em todo o Brasil, nos dias 7 e 8 de maio.