chapa 3 andes visita apro

CHAPA 3 DO ANDES-SN VISITA A APROFURG



No final da manhã de hoje, dia 05 de maio, integrantes da chapa 3 “RENOVA ANDES” visitaram a sede da Aprofurg. O professor candidato a primeiro secretário da Regional Rio Grande do Sul, Maciel Cover, juntamente com o professor Avelino da Rosa Oliveira (candidato a segundo tesoureiro da Regional Rio Grande do Sul) e a professora da FURG, Luiza Machado estão em campanha para as eleições da diretoria do Sindicato Nacional, que vão ocorrer entre os dias 10 e 11 de maio de 2023.

Por volta das 11h,  os(as) representantes foram recebidos(as) na Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN pelo segundo tesoureiro e ex-presidente do sindicato, Cristiano Engelke. “O que nos mobiliza a disputar a eleição não é uma grande diferenciação de propostas em relação às demais chapas. O nosso inimigo prioritário não está entre as três chapas que concorrem às eleições do ANDES-SN. O nosso inimigo prioritário é o liberalismo, o neoliberalismo, é o mais recente fascismo que vem se instaurando em nosso país e crescendo cada vez mais. Talvez o que nos mobilize muito é pensar que o nosso sindicato é um gigante, e que nosso sindicato é uma potência, e nós acreditamos que podemos tirar muito mais dessa potência em torno de contribuir para o movimento dos trabalhadores em modo geral”, explicou o candidato a segundo tesoureiro da Regional Rio Grande do Sul, Avelino da Rosa Oliveira.

Caso a chapa 3 seja eleita, Oliveira destacou alguns desafios para a gestão nos próximos dois anos. “Nós estamos em um momento conjuntural que tem algumas características diferentes do momento anterior à eleição presidencial, mas cujas características centrais permanecem as mesmas. Ao eleger Lula presidente nós não alteramos a conjuntura. E se engana quem acha que a conjuntura foi alterada e que agora temos uma conjuntura plenamente favorável. Veja que nós tínhamos anteriormente uma conjuntura tão desfavorável que a nossa categoria deixou passar. O primeiro governo que nós deixamos passar sem nenhuma greve da categoria. Veja que grave isto. Como que a categoria tinha motivos para entrar em greve, para se mobilizar nos diferentes governos que antecederam, e naquele que foi, sem cerimônia, o pior dos piores governos que já tivemos no Brasil e talvez um dos piores governos que se teve no mundo, ressuscitando o mais escancarado fascismo, e a categoria não conseguiu mobilização suficiente, não teve liderança que impulsiona um movimento grevista”, frisou o candidato.

AGENDA

No início desta semana, a chapa 3 “Renova Andes” participou do debate proposto pela Sedufsm e ontem, dia 4 de maio, também participou do debate proposto pela Adufpel. A chapa 3 segue fazendo movimentos por todo o país, em campanha simultânea em várias universidades.

 

ELEIÇÕES

As eleições para a diretoria do ANDES-SN - biênio 2023/2025 vão acontecer nos dias 10 e 11 de maio deste ano, em todo o país, e terão com três chapas: Chapa 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”;  Chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta” e  Chapa 3  “RENOVA ANDES”.

Topo