Na noite de ontem, 17, foi realizada  Assembleia Unificada Simultânea no Centro de Convivência do Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com a participação dos campi de Santo Antônio da Patrulha, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar através de plataformas virtuais.

A assembleia reuniu a AproFurg, AptaFurg, APG, Sinterg, estudantes da universidade e movimentos estudantis como DCE, UNE e Kizomba. O objetivo do encontro com diversas entidades sindicais foi deliberar sobre a importância da mobilização de docentes, estudantes e comunidade em geral para os atos em defesa dos investimentos em educação, que serão realizados nesta terça-feira, 18.

A partir das 14h, a comunidade acadêmica se concentrará no Largo Dr. Pio em defesa da valorização da educação pública, contra o confisco de verbas e o corte no orçamento das instituições. Para além disso, de acordo com a presidenta da AproFurg, Marcia Umpierre, é necessário conscientizar a população da importância da educação, das universidades e instituições públicas para o futuro do país. Após o ato no Largo Dr. Pio, será realizada uma caminhada pelo centro de Rio Grande, às 18h.

O dia 18 de outubro ficará marcado como o Dia Nacional de Luta Contra os Cortes na Educação. Sindicatos, estudantes, educadores, comunidade acadêmica e trabalhadores de todo o Brasil irão às ruas em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, denunciando o confisco de verbas e cortes orçamentários anunciados pelo Ministério da Educação (MEC).

 Texto e foto: Nicole Soares Corrêa