Durante o 39º Congresso do ANDES-SN, realizado em São Paulo no início do mês de fevereiro deste ano, foi aprovada uma mudança no estatuto do Sindicato Nacional que permite e exige que as assembleias sejam descentralizadas. Esta alteração beneficia diretamente as universidades que possuem mais de um campus, o que é o caso da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
O principal objetivo é incentivar e facilitar a participação dos professores e das professoras e democratizar ainda mais o acesso às assembleias, antes centralizadas no campus carreiros da FURG, no município de Rio Grande. A partir da agora, os campi de Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha vão participar de todos os debates de forma online. “Com essa mudança, os professores e professoras passam também a ter direito a voto, o que de certa forma acaba valorizando os docentes que trabalham fora da sede e também acaba dando oportunidade para a participação em todas as decisões do sindicato”, explicou o presidente da APROFURG, Cristiano Engelke.
O professor lembrou ainda que as assembleias vão ser transmitidas pela internet, mas com algumas regras. “Os docentes não poderão assistir de suas casas, por exemplo. A APROFURG vai disponibilizar alguns locais - previamente informados - dentro dos campi para cada professor e cada professora que quiser participar possa se dirigir até a sala de transmissão e aí sim poder acompanhar e interagir nos debates realizados na sede da APROFURG”.
A primeira assembleia descentralizada será realizada na próxima quinta-feira, dia 5 de março, com início às 13h30min. No campus carreiros, como de costume, a assembleia vai correr na sede da APROFURG. Já no campus de Santo Antônio da Patrulha, os docentes podem ir até a Sala de Webconferência do Polo Universitário. Em São Lourenço do Sul, será na sala 3301. Por fim, em Santa Vitória do Palmar, a assembleia será transmitida para a sala 1201.