Nota da Diretoria da APROFURG sobre o pronunciamento irresponsável do Presidente da República no dia 24/03/2020
O Brasil e o mundo vivem uma terrível pandemia de coronavírus (COVID-19), que representa a morte de milhares de pessoas, em especial as mais vulneráveis. Cada um e cada uma de nós nos tornamos possíveis vetores do vírus e, por isso, independentemente de idade, situação econômica, localidade, religião, ideologia, temos que nos manter em casa, garantindo assim um menor contágio por parte da população.
Lamentavelmente, o governo federal estimula o povo a ir para as ruas, tratando a grave situação mundial como uma situação normal, ou como uma “gripezinha”, minimizando a dor e o sofrimento alheio e desrespeitando todas as normas da Organização Mundial de Saúde, bem como o(a)s cientistas e profissionais da saúde brasileiro(a)s.
Fica evidente, neste momento, o caráter desumano do governo ultraliberal Bolsonaro/Mourão que coloca o capital acima das vidas, sobrepõe o lucro aos milhares de brasileiros e brasileiras, aprofundando a sua lógica de extermínio de cunho fascista ao incentivar a população a descumprir o isolamento social, ancorado, para tanto, na ignorância e na desinformação.
Vivenciamos, neste cenário, a lógica capitalista levada a seu extremo, ultrapassando todos os limites éticos e morais. Por isso, faz-se mais que urgente a luta na defesa da vida humana, da democracia e no combate ao COVID-19, luta que só se concretiza pela união do povo brasileiro.
Essa luta não terá sucesso enquanto tivermos um governo que não apenas não ajuda, mas atrapalha ao incentivar a contaminação das pessoas, beneficiar grandes empresas e bancos e jogar a conta para trabalhadores e trabalhadoras. Não podemos mais ter e aceitar um governo que, hoje, se tornou piada mundial e, pior, coveiro da própria sociedade brasileira!
Por isso, não podemos mais nos calar. É preciso dizer basta!
Fora Bolsonaro e Mourão!
DEFENDA O SUS!
DEFENDA OS SERVIÇOS PÚBLICOS!
DEFENDA A DEMOCRACIA!
#FIQUEEMCASA
Rio Grande (RS), 25 de março de 2020
Diretoria da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN