Estamos vivendo um momento grave no Brasil e no mundo. A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) vem se alastrando, fazendo-nos repensar sobre nossos modos de vida e, mais que isso, sobre a nossa organização enquanto sociedade. Buscamos novas formas de viver, de seguir nossas rotinas e novas formas de socialização remota.

Neste cenário, somos obrigados a refletir acerca de nossos valores e princípios, percebendo algo que sempre esteve presente, mas, talvez, não fosse tão claro para muitas pessoas: o modelo de relação social atual. Até quando aguentaremos viver em uma sociedade baseada no individualismo, no egoísmo, na ganância, na exploração, na indiferença e, até mesmo, no ódio?

A triste situação que vivemos escancara a lógica perversa do modo capitalista e ultraliberal de vida, como defendido pelos neoliberais que regem nossa economia, e que nos move pelo consumo, pela exploração do trabalho e pelo sofrimento de grande parte da população, cada vez mais relegada às margens da sociedade.

Vivemos um momento no qual nos é escancarada a necessidade de maior solidariedade, de atenção à alteridade e construção coletiva. Para tanto, muitas coisas precisam ser revistas, repensadas e reconstruídas. De que forma, amparados em um sistema excludente e explorador, sustentaremos uma sociedade com base nesses princípios coletivistas? De que maneira teremos uma sociedade justa com um governo e uma parcela da sociedade baseados no ódio, na ignorância e na desinformação?

Por isso, é preciso que estejamos cada vez mais mobilizados e mobilizadas no combate ao novo coronavírus, mas, mais que isso, na defesa de uma sociedade mais solidária, mais democrática e com respeito a todos e todas. O papel dos movimentos sociais e sindicatos torna-se ainda mais relevante neste momento. Um sindicato da importância do ANDES Sindicato Nacional e, por consequência, de suas seções sindicais, como a APROFURG, deve ter a coragem de assumir seu papel no combate ao novo coronavírus e por uma sociedade justa. Um sindicato de docentes tem o dever de lutar por maior qualidade na informação e na construção do conhecimento. Um sindicato classista que, transcendendo as questões específicas de sua categoria, luta por toda classe trabalhadora, deve ter no horizonte uma nova sociedade, calcada na solidariedade. Seguimos firmes nesse sentido, agora mais do que nunca.

Quem cumprirá a tarefa de reduzir as desigualdades sociais, de construir políticas públicas nas mais diferentes áreas, de possibilitar a redistribuição da riqueza e das oportunidades e de construir formas de inclusão social se não o Estado? Para tais tarefas, os serviços públicos são primordiais. Dessa forma, é fundamental um Estado forte, democrático e voltado à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Assim, precisamos reforçar a luta, pois estamos diante de um governo que busca justamente destruir esse Estado, jogando para a “mão invisível do mercado” a responsabilidade pela sociedade que, dessa forma, torna-se gradativamente mais injusta e desigual.

Esses esforços podem ser feitos de diversas formas, seja via ações individuais, ficando em casa, seja por intermédio de ações coletivas, como a assistência a pessoas sem renda por parte de grupos de amigos e amigas, seja por meio das entidades de que participamos. Nesse sentido, a diretoria da Aprofurg está em contato com a administração da FURG, buscando formas de contribuir financeiramente com ações, como a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para o Hospital Universitário, compra de materiais para a produção de álcool glicerinado, desenvolvido por professores e professoras, técnicos e técnicas e estudantes da Escola de Química e Alimentos da FURG e aquisição de cestas básicas e kits de higiene para distribuição a famílias que não possuem renda.

Estaremos sempre na luta por princípios mais humanos e solidários, o que se intensifica neste momento tão grave.

Vamos somar nossas forças em defesa de uma sociedade melhor, a fim de nos livrarmos do novo coronavírus e de todas as mazelas que assolam a nossa população.

Fora Bolsonaro e Mourão!

DEFENDA O SUS!

DEFENDA OS SERVIÇOS PÚBLICOS!

DEFENDA A DEMOCRACIA!

#FIQUEEMCASA

 

Rio Grande (RS), 27 de março de 2020

Diretoria da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN

 

 

O DOCUMENTO ORIGINAL PODE SER LIDO AQUI