Em meio à pandemia causada pelo coronavírus (covid-19), a APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN decidiu por não ficar parada em casa apenas observando o que está acontecendo ao seu redor. Nas duas últimas semanas o trabalho tem sido extenso e intenso para comunicar aos docentes e comunidade em geral a importância da defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, além dos serviços públicos - como o SUS - e as recomendações da OMS, que prezam pelo isolamento social para aqueles e aquelas que podem ficar em suas casas.
As ações do sindicato não poderiam ficar somente no âmbito virtual, e, portanto, a APROFURG decidiu agir. “Com a gravidade da atual conjuntura, a Aprofurg como parte do Andes Sindicato Nacional não pode se esquivar de contribuir com a sociedade, principalmente nos locais em que a FURG está presente. Por isso, começamos essa atuação do sindicato em diferentes frentes, articulações e atividades para tentar contribuir com quem está na luta e na solidariedade neste momento tão difícil”, comentou o presidente da APROFURG, Cristiano Engelke.
Já para a vice-presidente da APROFURG, Marcia Umpierre a solidariedade neste momento de pandemia torna-se essencial para todos e todas que podem ajudar. “Enquanto diretoria temos uma responsabilidade como a gestão administrativa e financeira do sindicato. Nós também temos que entender qual é o nosso papel na sociedade. Somos um sindicato classista e que não luta apenas pelos direitos da categoria dos professores e das professoras, mas também buscamos uma outra sociedade. E, pensando nisso, ainda mais neste momento em que estamos em nossas casas, e continuamos recebendo os recursos de todos os sindicalizados e sindicalizadas, nós decidimos agir”, explicou Marcia. A professora ainda salientou que a APROFURG precisava fazer algo em prol das pessoas que estão em vulnerabilidade socioambiental.
A partir disso, a APROFURG começou a conversar com pessoas nas cidades de São Lourenço do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande para desenvolver uma parceria e auxiliar os grupos que estão necessitando de ajuda.
DOAÇÕES
Em Santo Antônio da Patrulha a APROFURG fez uma doação de Equipamentos de Proteção IndividuaL (EPIs) para a secretaria da saúde do município. Foram doadas diversas luvas látex, óculos incolores e capas de chuva amarelas. Já para o Hospital Universitário da FURG (HU), que é referência na região, a APROFURG conseguiu comprar e doar óculos cirúrgicos de proteção, toucas grandes e luvas de nitrilo azuis, o que acabou ajudando os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Para a Escola de Química e Alimentos da FURG (EQA/FURG), o Sindicato fez a compra de alguns litros de peróxido de hidrogênio 35% e diversos quilos de glicerina bi-destilada branca, para ajudar na produção de álcool glicerinado. Uma segunda doação também foi realizada de 500 litros de álcool 92%, que vão ser transformados em álcool 70%.
“Depois dessa ajuda, nós da diretoria da APROFURG começamos a pensar também no processo da alimentação, que também é muito importante para aqueles e aquelas que não tem o que comer”, explicou a vice-presidente da APROFURG, Marcia Umpierre. “Estamos fechando compra de cestas básicas para as cidades de São Lourenço do SUL e Rio Grande, pois a APROFURG conseguiu contato com pessoas que estão fazendo doações. Em São Lourenço, a Aprofurg apoia a Paróquia da cidade, que está arrecadando alimentos, materiais e higiene e recursos financeiros para ajudar as famílias que mais precisam”, disse Marcia.
Em Rio Grande, a Aprofurg comprou e doou uma grande quantidade de carne de frango para o projeto Esperança Viva, que tem como objetivo principal preparar e distribuir refeições para a população mais necessitada. Já em Santa Vitória do Palmar, cidade onde a FURG tem outro campus, o sindicato segue em contato com os colegas para identificar as necessidades mais urgentes e assim poder contribuir com doações.
REDE ACOLHER
A Aprofurg também faz parte da “Rede Acolher”, uma iniciativa que congrega diversos parceiros e voluntários com objetivo de coleta de donativos, entrega de alimentos às famílias em vulnerabilidade, monitoramento e orientações de prevenção nas instituições de acolhimentos, entre outras frentes de trabalho. A ação foi proposta e é organizada pela Prefeitura Municipal do Rio Grande.
“A Aprofurg está articulada com a prefeitura e todas as outras entidades que neste momento se solidarizam com as tamanhas dificuldades que estamos enfrentando e que ainda vamos enfrentar, principalmente com os profissionais da área da saúde e com as famílias que já vivem em dificuldade, em decorrência ao covid-19”, finalizou Engelke.
A Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN segue atenta aos desdobramentos da covid-19 e continua trabalhando com solidariedade, mas nunca esquecendo da luta na defesa dos Serviços e Servidores/as públicos/as.