A Frente Brasil Popular, formada por diversas entidades, sindicatos, movimentos populares, coletivos, partidos políticos, centrais sindicais, representações estudantis, entre outros, vem a público manifestar a preocupação com a situação grave da pandemia de COVID-19 em nosso país e, assim, seu apoio às medidas que estão sendo implementadas pela Prefeitura Municipal do Rio Grande no enfrentamento ao novo Coronavírus. 

Entendemos que o momento em que vivemos é de extrema gravidade e preservar a vida deve ser prioridade. Por isso, defendemos a continuidade do isolamento social como medida protetiva de preservar vidas. E para que riograndinos e riograndinas possam manter suas necessidades básicas neste período é imprescindível que o Governo Federal dê celeridade aos auxílios financeiros já aprovados, R$ 600,00 ou R$ 1.200,00 para pessoas físicas e, os empréstimos às pequenas e médias empresas, para que sejam mantidos os pagamentos de até dois salários por funcionário, assim minimizando os prejuízos e impactos econômicos na região. 

Os dados mostram que Rio Grande, até aqui, é exemplo no combate a COVID-19, comprovando que o isolamento horizontal (em que só serviços essenciais são liberados) é o mais correto. Mesmo sendo uma cidade “aberta" do litoral, portuária e com duas universidades, possuímos um número baixo de casos confirmados, enquanto outras cidades que flexibilizaram o isolamento, adotando o vertical (em que apenas os grupos de risco ficam em quarentena) os números só aumentam a cada dia. 

Sabemos que nosso inverno é rigoroso e que muitas pessoas ficam mais vulneráveis nesse período. Com a abertura do comércio, o vírus poderá se proliferar mais rapidamente, aumentando a contaminação, aumentando a demanda hospitalar, que já estava no limite antes da pandemia. O aumento dos casos de contaminação por coronavírus causaria um problema gravíssimo para todo o sistema de saúde. É um problema coletivo e a solução passa pela visão da coletividade e da vida! 

Considerando que muitas pessoas não apresentam sintomas, podendo mesmo assim transmitir o vírus e que a testagem não será feita para todos, acreditamos que só o isolamento (com saídas para o extremamente necessário, fazendo o uso de máscara) poderá controlar o alto contágio na população. 

Importante ressaltar que nosso município tem trabalhado na ampliação do sistema saúde e é referência, até o momento, no baixo número de contaminados, muito em função da maioria da população estar seguindo as recomendações das autoridades e especialistas. Contudo, é fundamental que os governos federal e estadual também cumpram com suas obrigações e repassem na totalidade os recursos para o combate a COVID-19. 

Sendo assim, somente quando tivermos as condições adequadas e seguras é que poderemos pensar na retomada das atividades econômicas. Reconhecemos, também, todas as consequências na vida das pessoas que mais precisam e já sofrem pelo desemprego, condições precárias de trabalho e a informalidade, mas acreditamos que o poder público não pode ceder às pressões de quem apoia o lucro em detrimento da vida e que não percebe que é na solidariedade e na construção coletiva que poderemos sair dessa grave situação com um mínimo de vítimas possíveis. Por respeito a todas e todos que não podem ficar em casa, por respeito a quem nesse momento trabalha para garantir o melhor para a sociedade. E por todas as razões citadas, esta Frente é radicalmente contrária à reabertura do comércio local, neste momento. 

#SePuderFiqueEmCasa 

Rio Grande, 27 de abril de 2020. 

 

Assinam esse manifesto:
CUT REGIONAL LITORAL SUL
CTB – CENTRAL DOS TRABALHADORES DO BRASIL
CNTE – CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO
CURG – CENTRAL ÚNICA DAS ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO DE RIO GRANDE
APROFURG
APTAFURG
SINDIAGUA
SINDICATO DOS BANCÁRIOS
SINTERG – SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE
6º NÚCLEO DO CPERS/SINDICATO
SINPRO/RG
SENERGISUL – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO RS
SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE RIO GRANDE
SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE RIO GRANDE E SJN
SINDICATO DOS PESCADORES DE RIO GRANDE E REGIÃO
SINDIRECEITA - ANALISTAS TRIBUTÁRIOS DE RG
SINDISERF - SINDICATO DOS SERVIDORES FEDERAIS/RS
SINDICATOS DOS TAXISTAS E TRANSPORTADORES DE PASSAGEIROS E BENS DE RIO GRANDE
SINDICATO DOS TRAB. INDÚSTRIAS COOP. AGRO-INDÚSTRIAS DA ALIMENTAÇÃO SINDISPREV – SINDICATO DOS TRABALHADORES FEDERAIS DA SAÚDE, TRABALHO E PREVIDÊNCIA
SINDICATO DOS TRABALHADORES PORTUÁRIOS DO RIO GRANDE
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE RIO GRANDE
SINDICATO DOS ARRUMADORES E TRABALHADORES AVULSOS EM CAPATAZIA DO PORTO DE RIO GRANDE
PCB
PCDOB
PT
COMUNA - PSOL
ADEFERS – ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS EM DEFESA DAS ESTATAIS E DO PATRIMÔNIO PÚBLICO DO RS
ALGBT-RG
ANEPS – ARTICULAÇÃO NACIONAL DE MOVIMENTOS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
COLETIVO KIZOMBA
COLETIVO POVARÉU SUL
COLETIVO NÓS DA VILA
COMDIM – CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER
CME – CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CMJ - CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE
CMS - CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
CPOTERG - CONSELHO MUNICIPAL DO POVO DE TERREIRO
COMSEA - CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
CMAS - CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
COREMSDRAB - CONGREGAÇÃO REGIONAL DA METADE SUL EM DEFESA DAS RELIGIÕES AFRO BRASILEIRAS
DCE-FURG
FONSAMPOTMA - FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DOS POVOS TRADICIONAIS DE MATRIZ AFRICANA
GRÊMIO ESTUDANTIL DA EEEM DR. AUGUSTO DUPRAT
GRÊMIO ESTUDANTIL DO IEE JUVENAL MILLER
ICFA - INSTITUTO CULTURAL FILHOS DE ARUANDA
LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE
MNLM - MOVIMENTO NACIONAL DE LUTA PELA MORADIA
MOPS/RG - MOVIMENTO POPULAR DE SAÚDE
RENAFRO/RG - REDE NACIONAL DE RELIGIÕES AFROBRASILEIRAS E SAÚDE
UJS-UNIÃO JUVENTUDE SOCIALISTA