Eleição vai ocorrer por meio digital, ainda no ano de 2020 e foi aprovada por unanimidade pelos professores e professoras
Os professores e as professoras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e do IFRS - Campus Rio Grande se reuniram no último dia 2 setembro, na plataforma online google meet para a realização de mais uma assembleia geral da categoria. Entre as pautas mencionadas no edital estava a discussão do processo eleitoral para a diretoria da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN.
Depois de longos debates, o processo eleitoral que estava suspenso desde o dia 25 de março, em razão da pandemia do coronavírus, vai ser retomado pela Comissão Eleitoral (CE) da Aprofurg. O professor Anderson Lobato e a professora Elisângela Radmann, que fazem parte da Comissão participaram das discussões sobre o tema.
A categoria votou separadamente quatro pontos. O primeiro dizia respeito a realização ou não da eleição para a diretoria da APROFURG ainda no ano de 2020. O segundo assunto foi em relação ao formato da eleição, que será realizada por meio digital. A terceira votação foi sobre a autorização para a CE elaborar um novo calendário eleitoral. Por fim, a última pauta votada foi a autorização para a utilização de recursos que estão no fundo administrativo da APROFURG, para viabilizar e custear o processo eleitoral online. Por unanimidade, a categoria aprovou as quatro votações.
Também ficou definido que na próxima semana, entre os dias 8 e 11 de agosto, será realizada uma nova assembleia geral da categoria, para que a Comissão Eleitoral apresente o novo calendário eleitoral para os professores e professoras.
ENTENDA O PROCESSO ELEITORAL
No dia 11 de março deste ano, a Comissão Eleitoral (CE) da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN, escolhida em assembleia geral lançou o edital para a escolha da nova diretoria do Sindicato.
Já no dia 25 de março, por videoconferência, a CE decidiu suspender o Calendário Eleitoral descrito no artigo 9o do Edital 01/2020 até o final de abril.
No dia 7 de julho, em assembleia geral, por unanimidade, a categoria aprovou a prorrogação do mandato por 90 dias, renováveis por até mais 90 dias, da atual diretoria (biênio 2018/2020).
Em 24 de julho, a assessoria jurídica da informou que o poder judiciário concedeu prorrogação do mandato sindical da diretoria da Aprofurg, em razão da pandemia.
Segunda a assessoria jurídica do Sindicato, em nota divulgada na época “Nos termos de decisão, diante da notória “impossibilidade de realização de nova eleição em razão da pandemia” e considerando a “calamidade pública, oriunda de situação excepcional e gravíssima”, o Poder Judiciário concedeu “de modo excepcional e temporário, o mandato da atual Diretoria da APROFURG por até 90 (noventa) dias, podendo, desde que devidamente motivado (…) enquanto perdurarem as graves condições atuais de saúde pública e não houver efetivo retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino superior (IES) que inviabilizam a continuidade das eleições”.
Por fim, na última quarta-feira, dia 2 de setembro, a assembleia geral da APROFURG autorizou a retomada das atividades do processo eleitoral para a escolha da nova diretoria do Sindicato.