Nova diretoria da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN toma posse para biênio 2020-2022

 

Em razão das limitações impostas pela pandemia, não houve a tradicional cerimônia presencial de posse



No ano em que a Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN completou 40 anos, uma cerimônia online foi realizada em forma de assembleia geral para a posse da nova diretoria do Sindicato, na tarde de ontem, dia 3 de novembro. A 21º gestão tem como presidenta a professora do campus da Furg de São Lourenço do Sul, Marcia Umpierre e como vice-presidenta a professora do campus carreiros, Alana das Neves Pedruzzi.

A palavra que definiu o encontro virtual foi emoção. Pontualmente às 16h, os professores e as professoras que estavam presentes, cada um de suas casas, começaram a acompanhar a cerimônia que marcou o último ato do presidente Cristiano Engelke, que liderou o grupo da diretoria da Aprofurg durante os últimos 2 anos e cinco meses.

Engelke começou agradecendo a todos os funcionários e funcionárias do Sindicato, explicando que eles fazem um trabalho fundamental para o funcionamento da Aprofurg. Logo em seguida agradeceu todos os outros integrantes da diretoria, em especial a então vice-presidenta Marcia Umpierre. “A Marcia se tornou muito mais que uma colega de diretoria e de Furg, ela com certeza é uma companheira de luta e uma amiga que eu levo para a vida”, comentou o presidente.

Na oportunidade, Engelke também disse que o Lucas Cerqueira, então tesoureiro da sua gestão, se tornou um grande amigo, destacando os aprendizados das longas conversas e debates com o colega. Para finalizar os agradecimentos, o secretário-geral da sua gestão Mário Junges, foi o último homenageado. “Construir uma diretoria ao lado do Mário é um aprendizado e uma honra. Ele é uma aula permanente de luta e de resistência, em um momento tão difícil em que vivemos. A experiência de outros momentos difíceis que ele passou é muito válida para nós”, complementou.

Em um segundo momento, o presidente apresentou a nova diretoria, nome por nome, composta por seis mulheres titulares e quatro homens suplentes. Depois disso, leu uma passagem do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica que diz: “Como seria a condição humana se não houvesse militantes? Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens e não se equivoquem. Não é isso. É que os militantes não vem para buscar o seu, vem entregar a alma por um punhado de sonhos” e depois deu posse para a nova diretoria da Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN.




DISCURSO DE POSSE

 

A nova presidenta da Aprofurg, Marcia Umpierre iniciou a sua fala agradecendo as palavras do parceiro e colega Cristiano Engelke, e trouxe alguns elementos da construção da montagem da chapa que ganhou a eleição. “O principal foi começar a dialogar, e começamos a conversar com algumas colegas que vinham participando das assembleias, rodas de conversas, em meio a esse período remoto fomos construímos um grupo e posteriormente a chapa que concorreu a essa eleição”, explicou Marcia.

 

A presidenta também lembrou que as professoras Alana das Neves Pedruzzi e Tamires Lopes Podewils, respectivamente vice-presidenta e 2ª Secretária da nova gestão da Aprofurg tiveram o primeiro contato durante o doutorado. “Conheci as duas no doutorado e sempre tive muita admiração por elas mesmo sem ter o contato diário. E no dia de hoje ter elas como colegas de FURG e na diretoria do Sindicato me enche de felicidade”, relatou.

 

Já a relação com a 1ª Tesoureira, Magda de Abreu Vicente começou dentro da Aprofurg. “Me lembro quando ela se sindicalizou e já durante a primeira assembleia participou ativamente, colocando questões relevantes para a categoria. Quando nos colocamos no ambiente sindical e conseguimos observar a chegada de pessoas como a Magda, acaba sendo de uma relevância muito importante”, explicou Marcia.

 

Marcia ainda lembrou que a professora Sabatha Dias, que agora ocupa o cargo de 1ª Secretária da Aprofurg já está na luta há um bom tempo e tem uma corrida um pouco mais longa no Sindicato. “A Sabatha já participou de Conads e Congressos do ANDES é uma pessoa que admiro e que aprendo muito. O barato dessa relação é a amizade e a cumplicidade que a gente tem”.

 

Por fim, e não menos importante, a professora Cristiane Simões Netto Costa, 2ª Tesoureira do Sindicato tem uma relação de trabalho de anos com a nova presidenta. “A Cris é uma amiga de muitos anos, trabalhos juntas em São Lourenço do Sul e depois ela foi para a cidade de Santo Antônio da Patrulha. Nesses anos que ela está em Santo Antônio, se vocês viram ações no campus de lá é graças a Cris. Uma honra poder ter ela junto na diretoria da Aprofurg”, explicou Marcia, apresentando as seis mulheres titulares da nova diretoria - biênio 2020-2022.

 

Completam a diretoria, Gustavo Borba de Miranda, professor do IFRS - Campus Rio Grande, Cristiano Engelke, Juarez José Rodrigues Fuão (ambos do ICHI) e Mário Junges (aposentado).





DESAFIOS E LUTA 

 

Os desafios serão imensos para a nova diretoria do Sindicato, mas a luta não pode parar. “O momento em que estamos vivendo é um momento de ataque, além de toda a questão política, vivemos em uma pandemia, e não poder estar junto das pessoas é muito, mas muito difícil. A palavra é esperançar, temos que trabalhar no olhar da esperança, de seguir na luta e nós sabemos que serão muitas batalhas, e nem todas nós venceremos, mas vamos seguir fortes na luta e, jamais, vamos parar de lutar”, comentou a nova presidenta.

 

Marcia disse ainda que a Aprofurg chega a sua 21º gestão, mas nas últimas 20, só três mulheres ocuparam o cargo máximo do Sindicato. “Só tivemos 3 mulheres na presidência, e esta será a primeira vez na história que uma diretoria titular será somente composta por mulheres. Isso é uma honra”.

 

A Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN terá pela frente um dos maiores desafios da sua história de quatro décadas. Lutas como ensino remoto, reforma administrativa, future-se, autonomia universitária, a revogação da EC 95, entre tantas outras pautas. “Todas essas questões não dependem apenas da diretoria, mas sim da base e da participação dos professores e das professoras nas assembleias, pois são fundamentais para tomar decisões e organizar a categoria para o conjunto de lutas”, finalizou Marcia.

 

Depois das falas do ex-presidente Cristiano Engelke e da nova presidente empossada, Marcia Umpierre, a assembleia abriu para inscrições de falas de professores e professoras da nova direção e também da base do sindicato.





ELEIÇÃO

 

Lembrando que a eleição por meio digital foi realizada no último dia 27 de outubro e a Chapa "Democracia em Movimento" foi eleita com 94% dos votos válidos.



DIRETORIA APROFURG BIÊNIO 2020-2022



Composta por seis mulheres titulares e quatros homens na suplência, as professoras e os professores que vão comandar a Aprofurg nos próximos dois anos são as(os) seguintes:



Presidenta: Marcia Borges Umpierre (ICEAC);

Vice-presidenta: Alana das Neves Pedruzzi (IE);

1ª Secretária: Sabatha Catoia Dias (ILA);

2ª Secretária: Tamires Lopes Podewils (IE);

1ª Tesoureira: Magda de Abreu Vicente (IE);

2ª Tesoureira: Cristiane Simões Netto Costa (ICEAC);

1º Suplente: Gustavo Borba de Miranda (IFRS);

2º Suplente: Cristiano Ruiz Engelke (ICHI);

3º Suplente: Juarez José Rodrigues Fuão (ICHI);

4º Suplente: Mário José Junges (EQA)