A publicação do Diário Oficial da União (DOU) de hoje, dia 14 de janeiro, trouxe a nomeação do professor Danilo Giroldo como o novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, pelos próximos quatro anos. Giroldo ocupava o cargo de vice-reitor nos últimos oito anos, ao lado da reitora Cleuza Dias.
O professor foi candidato a reitor da chapa vencedora “Furg Plural e Coletiva, composta pelo professor Renato Duro Dias, que será o vice-reitor na nova gestão, e a professora Danúbia Bueno Espíndola, terceira colocada na lista tríplice. O novo reitor foi eleito pelo Conselho Universitário da FURG (CONSUN) como o primeiro nome da lista tríplice, enviada para o Ministério da Educação.
Para o professor Cristiano Engelke, integrante da diretoria da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN, a nomeação é uma vitória da comunidade universitária. "Hoje foi um dia em que a democracia venceu. A nomeação do primeiro nome da lista tríplice vem ao encontro do respeito à escolha da comunidade universitária. Depois de amplo debate com professores e professoras, técnicos e técnicas, além dos estudantes, podemos comemorar a autonomia universitária e democracia. Isso só aconteceu depois de muita luta e mobilização, o que no final faz tudo valer a pena", reiterou Engelke.
CONFIRA O ATO:
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXV, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 16,caput, inciso I, da Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, resolve:
NOMEAR
DANILO GIROLDO, Professor da Universidade Federal do Rio Grande, para exercer o cargo de Reitor da referida Universidade, com mandato de quatro anos.
Brasília, 13 de janeiro de 2021; 200º da Independência e 133º da República.
RELEMBRE
A Pesquisa de Opinião foi realizada junto à comunidade universitária da FURG no dia 08 de outubro do ano passado, e teve como vencedora a chapa 1, encabeçada pelo professor Danilo Giroldo e integrada também pelos professores Renato Duro Dias (candidato a vice-reitor) e por Danúbia Bueno Espíndola, terceiro nome. O escrutínio mostrou 80,54% dos votos para a chapa 1; e 19,45% para a chapa 2, que tinha os Claudio Renato Moraes da Silva (para reitor), Edison Luiz Devos Barlem (para vice) e André Andrade Longaray.