NOTA DA DIRETORIA DA APROFURG EM APOIO ÀS PROFESSORAS E AOS PROFESSORES
MUNICIPAIS DO RIO GRANDE
Mesmo com todos os índices desfavoráveis ao retorno presencial - ou mesmo híbrido - das atividades escolares no Brasil, os governantes estão tensionando para o seu retorno imediato. Contudo, as escolas não estão preparadas para receber alunos e trabalhadores, seja pela falta de estrutura e de materiais de proteção, seja pela falta de pessoal que atenda às condições mínimas de segurança.
Como estratégia de pressão, os governantes estão colocando o retorno às atividades presenciais como responsabilidade de mães, pais e/ou responsáveis, afirmando que é preciso autorizar o retorno presencial de seus filhos às escolas nessas condições.
Nesse cenário marcado pela insuficiente atenção do Estado no cumprimento de suas obrigações de proteção à vida, diretores e diretoras de escolas do município de Rio Grande/RS foram desrespeitados pelo Secretário de Educação Municipal que impediu seu direito de voz em reunião conjunta.
Sendo assim, nos solidarizamos com os/as colegas da rede municipal de ensino de Rio Grande, e repudiamos toda e qualquer forma autoritária por parte dos gestores públicos.
#VACINAparaTODOS
#semVACINAsalaVAZIA
#NãoaoPL5595
Diretoria da APROFURG – Seção Sindical do ANDES-SN
06 de maio de 2021