A base também deliberou uma nova proposta de calendário acadêmico 

 

Na manhã de ontem, dia 31 de janeiro, a Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN realizou mais uma assembleia da categoria docente em formato online. Com uma pauta extensa, incluindo a eleição de delegados(as) e observadores(as) para o 40º Congresso do ANDES-SN, a discussão de uma nova proposta de calendário acadêmico da FURG, além dos tradicionais informes, os professores e as professoras presentes tiveram uma manhã repleta de diálogo e decisões que impactam diretamente os(as) docentes.

 

O ANDES-SN convocou o 40º CONGRESSO, a ser realizado de 27 de março a 1º de abril de 2022 (domingo a sexta-feira), na cidade Porto Alegre/RS, sob a organização da Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS, com o tema central: “A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!”. Este será o primeiro evento presencial do Sindicato desde março de 2020, quando iniciou a pandemia de covid-19.

 

A primeira pauta da assembleia geral foi a eleição da delegação da Aprofurg para o evento na capital gaúcha. Diversos professores e professoras, da diretoria e da base, se inscreveram para participar do Congresso, e a representatividade será composta por 8 professores(as) delegados(as) e 3 observadores(as). Os(as) professores(as) Anne Pinheiro Leal, Desirée Fripp, Gustavo Borba de Miranda, Marcia Umpierre, Magda Vicente, Marcelo Cafrune, Sabatha Dias e Tatiana Walter serão os(as) delegados(as) e portanto terão direito a voto nas mais diversas plenárias que compõe o maior evento do Sindicato Nacional. Já as professoras Cristiane Costa, Rita Patta Rache e Fabiane Pianowski serão as observadoras do 40º Congresso.

 

“A eleição da delegação que vai representar a Aprofurg no Congresso do Andes-SN é simbólica, por ser o primeiro Congresso presencial ainda durante a pandemia, com pautas importantes que tratam das temáticas dos serviços públicos federais, como a PEC 32, além da educação pública, orçamento das universidades, precarização do trabalho dos docentes, entre outras pautas importantes para a construção da nossa luta em 2022”, reiterou a presidenta da Aprofurg, Marcia Umpierre.



CALENDÁRIO ACADÊMICO

 

Já o segundo ponto de pauta foi sobre o calendário acadêmico da Furg para os anos de 2022 e 2023. Os professores e as professoras tiveram ampla discussão sobre a proposta da reitoria para os próximos dois anos. Os(as) docentes de diversos institutos da FURG e que compõem a base da Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN relataram as suas opiniões, vivências e sugestões sobre o que poderia melhorar na proposta enviada pela Universidade.

 

A primeira votação teve como objetivo escolher entre a aprovação do calendário acadêmico enviado pela Furg (sem alterações) e uma nova proposta de calendário a ser apresentada pela Aprofurg. Por maioria, a base encaminhou por apresentar uma nova proposta de calendário acadêmico. Já a segunda discussão girou em torno de duas propostas - apresentadas por duas professoras diferentes -  de alterações em datas específicas do calendário de 2022/2023. Mais uma vez, de forma democrática, foi colocado em votação e uma das propostas também foi escolhida pela maioria dos(as) docentes. Agora, essa proposta, aprovada pela base, será apresentada para o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (COEPEA) da FURG.

 

“Conseguimos fazer uma discussão importante sobre o calendário acadêmico da FURG, é que nós enquanto categoria já vinhamos discutindo no ano anterior, sobre a necessidade de pensar em pausas de descanso, respeitar o nosso direito de férias, e que elas sirvam para realmente decansar. Mais uma vez é nosso papel representar a categoria, chamando a assembleia e levar para as instâncias deliberativas, a proposição do nosso sindicato em relação ao calendário acadêmico, que atenda as demandas dos docentes e das docentes, e é isso que vamos fazer nos próximos dias”, explicou Marcia.

 

PRORROGAÇÃO DA ASSEMBLEIA 

 

Após mais de três horas de discussão, ainda restavam três pontos de pauta para serem discutidos: a “Curricularização da Extensão”, a “Greve dos Servidores Públicos Federais - SPF”, além dos Assuntos Gerais. Devido ao adiantado da hora e a profundidade das discussões dos temas ainda não abordados, os(as) docentes encaminharam que a assembleia ficará em aberto e marcaram uma nova sessão na próxima segunda-feira, dia 7 de fevereiro, a partir das 9h30min com chamada única.

 

A presidenta da Aprofurg reitera o convite para a continuação da assembleia geral. “A curricularização da Extensão é um tema em vigência muito forte para os cursos de graduação da FURG, e também a greve dos servidores públicos federais, que é um ponto que vem sendo discutido amplamente no nosso sindicato em conjunto com tantos outros sindicatos de servidores públicos federais”, concluiu.