Nota oficial Aprofurg e Aptafurg (13.10.22)

 

Vimos por meio desta nota informar à comunidade acadêmica da Furg e do IFRS – Campus Rio Grande, sobre os motivos que nos levaram a cancelar o transporte para a aula pública que ocorreria em Pelotas na data de 11.10.22.

A atividade estava sendo organizada pela reitoria da UFPEL e, na manhã do dia 11, recebemos a informação de que o ato não seria mais realizado em função das más condições climáticas. Por esse motivo houve a necessidade de tomarmos uma decisão difícil que foi a de cancelar o transporte para Pelotas.

A decisão tomada por nós, das diretorias da Aprofurg e Aptafurg, não foi fácil em função das muitas implicações que recairiam às entidades que dirigimos, mas levou em consideração a necessidade de sermos ágeis para avisar a todas as pessoas que se deslocariam a Pelotas e cancelar o transporte. Cabe destacar o cuidado que devemos ter, enquanto entidades sindicais da educação, ao assumirmos a responsabilidade de todas as vidas que estariam nos ônibus fretados.

De forma alguma essa foi uma decisão política, pois nossa principal motivação foi a segurança das (dos) estudantes, docentes e técnicas (os) que iriam no transporte. Precisamos lembrar que estamos vivendo um momento muito triste da nossa democracia que se encontra diante de extremismos e de uma grave instabilidade política, principalmente, frente às eleições que se aproximam. Assim, é de responsabilidade das entidades zelar pela integridade do grupo que iria para Pelotas.

Outrossim, por estarmos em outra cidade, tínhamos informações imprecisas sobre as atividades que ocorreriam em Pelotas, uma vez que as questões que garantiriam a segurança do ato também tinham sido canceladas.

Destacamos ainda que nossa decisão de Assembleia geral unificada entre DCE, Aptafurg e Aprofurg, ocorrida no dia 06.10.22, foi por participar da atividade que, em primeiro momento havia sido cancelada, o que compromete financeiramente nossa instituição.

Os cortes, a destruição da Universidade, do serviço público e das políticas públicas da educação permanecerão, por isso, convidamos todas as instituições representativas a permanecerem unidas frente ao inimigo comum, que é o governo Bolsonaro.

Por fim, lamentamos o fato de não termos ido a Pelotas no dia 11/10/2022, pois fizemos um grande esforço junto com as (os) docentes, estudantes e técnicas (os) para viabilizar tal ação.

Queremos ressaltar o nosso compromisso com toda a organização, quer seja jurídico/burocrática, quer seja financeiro e política para com as ações para o ato do dia 18/10, a ser deliberado em Assembleia próxima.

Continuamos juntas, juntos e juntes, prezando sempre pelo respeito às construções coletivas e às entidades representativas.

Saudações de dias melhores.

 

Diretorias da Aprofurg e da Aptafurg.