A última terça-feira, 18, ficou marcada como o Dia Nacional de Luta Contra o Confisco das Verbas da Educação. Atos contrários aos cortes nos orçamentos das universidades públicas e institutos federais foram realizados por todo o Brasil. Em Rio Grande a concentração ocorreu ao longo da tarde, no Largo Dr. Pio.
Convocado pela AproFurg, AptaFurg, APG, Sinterg, entre outras entidades, o ato reuniu o movimento sindical, movimentos estudantis, comunidade acadêmica, trabalhadores e comunidade em geral em uma manifestação pacífica em defesa da educação. Os recentes cortes orçamentários nos recursos previstos para a educação pública, bem como o confisco de verbas anunciado pelo Governo Federal, motivaram a mobilização que reiterava a importância da valorização e dos investimentos em educação pública. Além disso, o movimento também reivindicava a urgência e necessidade da troca de governo.
De acordo com a Presidenta da AproFurg, Marcia Umpierre, a mudança ocorre com a mobilização dos movimentos estudantis e sindicais. “Mais uma vez a história mostra que é através da luta que derrubamos muitas barreiras. Foi assim na ditadura militar e vai ser assim que venceremos esta batalha. Estamos aqui hoje para defender a FURG e os Institutos Federais. Este governo vem atacando os nossos orçamentos ao longo de quatro anos. A FURG é um patrimônio da nossa cidade e é nosso dever defendê-la. Continuaremos mobilizados nas ruas e a nossa vitória será dia 30, nas urnas”, declarou.
Após a fala de demais entidades sindicais e movimentos estudantis, que explanaram sobre a importância das mobilizações, da defesa da educação pública, gratuita e de qualidade, os manifestantes seguiram em uma grande caminhada pelas ruas do centro de Rio Grande. De forma pacífica, o ato marcou a insatisfação com os cortes orçamentários anunciados pelo governo, no que tange a educação pública.
Texto e foto: Nicole Soares Corrêa