O ANDES-SN, durante a realização do 41º Congresso, em Rio Branco(AC) participou da reinstalação da Mesa de Negociação com o governo federal, em Brasília. No dia 7 de fevereiro, o sindicato esteve representado através da sua presidenta, Rivânia Moura. A reunião contou com com vários ministros de Estado e representantes das diversas entidades nacionais e centrais sindicais representativas dos(as) servidores(as) públicos(as) federais, que compõem os fóruns das Entidades Nacionais dos SPF (Fonasefe) e das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).

 

A reivindicação na participação da negociação vem desde o período de transição entre o governo anterior e o atual governo. “É fundamental a participação do ANDES-SN neste mesa de negociação, que gira em torno de uma campanha salarial unificada, com o Fonasefe e o Fonacate, que congrega os(as) servidores(as) públicos(as) federais. O índice que nós chegamos, em conjunto com essas entidades que compõem esses fóruns giram em torno de quase 27%”, destacou a 3ª tesoureira do Sindicato Nacional, Jennifer Webb.

 

O governo federal, após o primeiro encontro da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), encaminhou uma proposta oficial de reajuste salarial para servidores(as) públicos(as) federais (SPF) de 7,8% sobre a atual remuneração, a partir de 1º de março de 2023. “Estávamos esperando uma proposta durante a nossa reunião, no dia 16 de fevereiro, no entanto o governo não formalizou”, lembrou a dirigente do ANDES-SN. Também durante a primeira reunião, o secretário de Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Sérgio Mendonça, trouxe à tona a possibilidade de um reajuste de 40% no auxílio-alimentação, algo em torno de R$ 200,00. 

 

Já na última sexta-feira, dia 24, o Fonasefe se reuniu e elaborou uma contraproposta para apresentar ao governo, na próxima reunião do dia 28 de fevereiro. “Sabendo que a próxima rodada não é definitiva, enviamos esse documento para todas as bases. Isso é o que subsidia o ANDES-SN, neste processo de negociação. Essa nova rodada vai nos dar uma perspectiva, e esperamos que seja muito mais próxima do que a gente realmente reivindica, como as perdas históricas, as questões de carreiras, a incorporação dos penduricalhos no salário base, e uma remuneração justa”, explicou Jennifer.

 

ATO

A próxima reunião das entidades dos SPF com Sérgio Mendonça, Secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), ficou agendada para amanhã, dia 28 de fevereiro, às 14h. No mesmo dia, os fóruns das Entidades Nacionais de SPF (Fonasefe) e Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), vão realizar um ato de mobilização em frente ao MGI.

 

REUNIÃO SETORES

Já nos dias 4 e 5 de março, o ANDES-SN realizará a reunião dos setores das Federais. Entre as pautas, o destaque será a discussão sobre a campanha salarial do(a)s SPF.



CALCULADORA

O ANDES-SN lançou durante o 41º Congresso, que ocorreu entre os dias 6 e 10 de fevereiro em Rio Branco, a Calculadora das Perdas Salariais. O projeto teve a parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

A ferramenta ajuda a entender a gravidade da corrosão salarial que afeta a categoria e a evidenciar a necessidade da mobilização permanente para preservação de direitos e reconquista do respeito aos serviços públicos. A calculadora também serve como um importante instrumento para auxiliar no debate sobre a recomposição salarial.

A calculadora pode ser acessada através do endereço https://www.dieese.org.br/calculadoraandes/