FOTO: ANDES-SN

 

Encontro aconteceu na sede do Sindicato Nacional, em Brasília, no último final de semana, entre os dias 4 e 5 de março

 

Mais de 30 seções sindicais, incluindo a Aprofurg, participaram no último final de semana da reunião do setor das federais do ANDES-SN, em Brasília. Esta foi a primeira reunião desde o 41º Congresso, que aconteceu no início de fevereiro, na capital do Acre, Rio Branco. A pauta da campanha salarial dos(as) servidores(as) públicos(as) federais norteou os debates. Um calendário de lutas com diversas atividades também foi aprovado pelos(as) presentes. Participaram do encontro, representando a Aprofurg, o professor Cristiano Engelke e a professora Marcia Umpierre.

 

“Nós fechamos uma agenda de lutas, e a reunião foi muito importante. A grande maioria das seções sindicais fez assembleia. A mobilização deve ser feita e a pressão junto ao governo e com os(as) deputados(as) também deve continuar. Além da pauta orçamentária, também vamos intensificar as discussões sobre a carreira, contra a plataformização do ensino - a partir da lógica do ensino online -, contra o reuni digital, contra as intervenções e contra a nota técnica sobre progressões e promoções. Portanto, temos uma longa pauta, e a mobilização no mês de março deve se intensificar”, destacou a presidenta da Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN, Marcia Umpierre.

 

CALENDÁRIO DE LUTA DO SETOR DAS IFES

O dia 15 de março será o “Dia Nacional de Luta pela Revogação da Reforma do Ensino Médio”. Já entre os dias 27 e 30 de março, deverá ocorrer mobilizações nas  bases por meio de diversas atividades das seções sindicais (debates, panfletagens, assembleias) e uma audiência em Brasília com o MEC para debater a pauta do ANDES-SN, com especial destaque a questão da recomposição dos orçamentos (conjuntamente com Jornada dos aposentados). Está previsto também para o dia 04 de abril um “Encontro das Universidades sob Intervenções em Brasília”, com construção de audiência pública junto ao MEC. 

Já a “Semana de Luta e Ocupação das IFES”, que vai ocorrer entre os dias 10 e 14 de abril, terá como pauta as condições de trabalho, a valorização da carreira docente e a recomposição dos orçamentos. Estão previstas inúmeras atividades por todo o país, incluindo roda de conversa, aulas públicas, apresentações artísticas culturais, panfletagem, faixas, assembleias e debates.

 

O dia 12 de abril será o “Dia Nacional de paralisação com a pauta do revogaço e dos orçamentos”. 

 

OUTROS EVENTOS

Ainda durante o mês de março, o ANDES-SN está organizando diversos eventos, entre eles o Seminário Nacional Estado e Educação no Ceará, dias 10 a 12 de março; VII Seminário sobre Saúde do Trabalhador Docente, em São Paulo, de 17 a 19; Seminário Intercultural no Pará, dia 31 de março e 01 de abril; Seminário Ditadura, Memória e Reparação do GTHMD, em São Paulo, nos dias 31 de março e 01 de abril, na Unicamp e a Jornada do(a)s Aposentado(a)s em Brasília, no dia 27 e 28 de março. 



NEGOCIAÇÃO

Em um comunicado às Entidades das Servidoras e dos Servidores Públicos Federais,o governo anunciou o cancelamento da rodada da Mesa Nacional de Negociação Permanente que aconteceria hoje, dia 7 de março, às 14h30min. Pelo comunicado, a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho ainda não conseguiu finalizar a avaliação da contraproposta apresentada pelo Fonasefe e Fonacate, na reunião de 28 de fevereiro. Ainda não foi definida uma data para o novo encontro.