diogo fotógrafo

 

Entre os inúmeros temas abordados, a greve do setor da educação foi amplamente discutida entre as duas categorias

No início da tarde de ontem, dia 6 de março, a direção da Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN se reuniu com integrantes da coordenação da Aptafurg - Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Universidade Federal do Rio Grande para tratar diversos temas de interesse das categorias. Vale ressaltar que a categoria dos técnicos e técnicas em educação da FURG e do IFRS - Campus Rio Grande deliberaram em assembleia geral, no último dia 5 de março, pela deflagração da greve a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de março.

Os(as) coordenadores(as) da Aptafurg, Everton Luis de Almeida Porciuncula e Berenice Costa Barcellos explicaram para a diretoria da Aprofurg como se deu a construção da greve da categoria. “Em dezembro de 2023, a plenária da Fasubra deliberou pelo indicativo de greve para o primeiro trimestre deste ano. Já em 18 de janeiro, a Direção Nacional definiu o indicativo para o dia 11 de março, e orientou que as entidades de base fizessem rodada de assembleias para aprovação da deflagração da greve, caso não houvesse contraproposta que contemplasse as reivindicações da categoria. Nós fizemos a assembleia da Aptafurg e aprovamos a greve a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de março”, reiterou Berenice.

A coordenadora da APTAFURG lembrou ainda que em 23 de fevereiro, a Direção Nacional da FASUBRA avaliou que a contraproposta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não contemplou a Categoria, já que o recurso financeiro oferecido para implementação em 2025 e 2026 não é suficiente para a reestruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e não teria nenhuma recomposição salarial dentro da carreira para 2024.

A presidenta da Aprofurg, Marcia Umpierre também trouxe os informes acerca da construção da greve dos(as) docentes, aprovada no 42º Congresso do ANDES-SN, e manifestou o apoio ao movimento de greve da categoria dos(as) técnicos(as). “Conversamos sobre a realidade das duas categorias e trouxemos os informes da maior instância deliberativa do Sindicato Nacional, o Congresso. Nós da diretoria da Aprofurg apoiamos a greve dos(as) companheiros(as) da Aptafurg. Na oportunidade, também falamos sobre as condições de trabalho, da falta de recursos para a universidade e que a nossa luta na construção da greve é uma luta em defesa da educação, e em defesa da FURG e do IFRS”, explicou Marcia.

PRÓXIMOS PASSOS

No próximo final de semana, a Fasubra vai realizar uma plenária nacional para discutir os rumos da greve da categoria dos(as) técnicos(as). Já no âmbito local, uma assembleia da categoria docente deverá acontecer até o próximo dia 21 de março, para tratar, entre outros assuntos, da greve dos professores e das professoras da FURG e do IFRS - Campus Rio Grande. 

Outro ponto levantado durante a reunião foi a construção de uma assembleia unificada, entre Aprofurg, Aptafurg e DCE, sem data definida ainda, que ampliará ainda mais a discussão de interesse entre os(as) estudantes, professores(as) e técnicos(as).

 

Topo