ag23071

Na manhã desta terça-feira, 23 de julho, em Assembleia da APROFURG - Seção Sindical do ANDES - SN, após amplo debate das/dos professoras/es sindicalizadas/os, foram definidas/os integrantes da Comissão Especial da Pesquisa de Opinião da FURG. 

A Comissão Especial da Pesquisa de Opinião contará com três representantes da APROFURG: Rita Rache, Magda Vicente e Edite Taufer, e como suplentes, Angélica Miranda e Gustavo Miranda. A Pesquisa de Opinião junto à Comunidade Universitária possui o objetivo de identificar as preferências em relação à escolha de Reitor/a e vice-reitor/a, da FURG, na Gestão 2025/2029.

Também durante a Assembleia da categoria docente, foi deliberado uma proposição de votação na modalidade online e em turno único. Além disso, sugerindo que a consulta ocorra em dois dias seguidos, com horário das 8h às 21h30, possibilitando assim, tempo suficiente para que toda a comunidade acadêmica possa votar.

“A APROFURG é favorável a dois dias de votação, porque corremos o risco de não ter luz, de não ter internet em algum dia. Um dia é muito pouco considerando as intempéries que podem acontecer e sabemos que acontecem na nossa Universidade.”, explicou a presidenta da APROFURG, Marcia Umpierre.

Dias antes da Assembleia desta terça-feira, todas/os sindicalizadas/os, receberam via e-mail, uma cópia do documento entregue pela reitoria da FURG, com várias informações, como as diretrizes para definição das/os integrantes da Comissão Especial, as possíveis datas do primeiro e segundo turno da pesquisa de opinião, inscrição das chapas, as competências da Comissão Especial, entre diversos outros apontamentos.  

Dessa forma, a partir da leitura das normas para a Pesquisa de Opinião junto à Comunidade Universitária, as/os sindicalizadas/os elegeram durante a Assembleia, a Comissão que irá atuar representando a APROFURG na consulta para reitor/a da Universidade. 

foto ag 17.07As/os professores sindicalizadas(os) da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN ainda discutiram longamente os Textos de Resolução (Trs) do 67º CONAD.

Na manhã desta quarta-feira, 17 de julho, em Assembleia da APROFURG - Seção Sindical do ANDES - SN, as professoras e os professores sindicalizadas/os começaram a discussão sobre a pesquisa de opinião junto à comunidade universitária, para identificar as preferências em relação à escolha de Reitor (a) vice-reitor (a) gestão 2025-2029.  As/os docentes leram um documento, entregue pela reitoria, no último dia 8 de julho, em reunião com técnicas/os e estudantes. Durante a assembleia, várias dúvidas foram levantadas pela base em relação às normas apresentadas pela reitoria, o que acabou gerando um grande debate pelas/os presentes.

A Assembleia considerou relevante realizar um maior aprofundamento sobre o tema, juntamente com a categoria, para então definir os três representantes que irão compor a Comissão Especial da Pesquisa de Opinião da FURG. Neste sentido, ficou deliberado que em uma nova Assembleia da APROFURG, a ser realizada na próxima terça-feira, 23 de julho, a discussão sobre a consulta pública para a reitoria biênio 2025/29 será intensificada pela categoria docente. “Este é um momento importantíssimo, na construção política e na discussão dos rumos da nossa Universidade”, reiterou a presidenta da APROFURG, Marcia Umpierre. 

Também será enviado para todas/os sindicalizadas/os, via e-mail, uma cópia do documento que contém várias informações, como as diretrizes para definição das/os integrantes da Comissão Especial, as possíveis datas do primeiro e segundo turno da pesquisa de opinião, inscrição das chapas, as competências da Comissão Especial, entre diversos outros apontamentos.  Esta será mais uma oportunidade da categoria docente entender sobre o importante processo de identificar as preferências em relação à escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da FURG - gestão 2025/2029.

Na pauta da Assembleia desta quarta-feira ainda foram realizados informes e, durante a tarde, ocorreu a discussão dos Textos de Resolução (TR´s) para o 67º CONAD. O 67º CONAD terá como tarefa a atualização dos planos de lutas gerais e dos setores do ANDES-SN, aprovados durante o 42º Congresso realizado este ano em Fortaleza (CE), e também deliberar sobre as questões organizativas e financeiras, como a aprovação das contas da entidade e do local do próximo CONAD.

DELEGAÇÃO

A delegação da APROFURG foi definida em assembleia geral, realizada no dia 24 de junho e será composta por 8 professoras/es, sendo um delegado, uma suplente de delegado e seis observadoras(es). As/os docentes Cristiano Engelke, Angélica Miranda, Marcia Umpierre, Rita Rache, Simone Alvarez, Magda Vicente, Júlia Matos e Raphael de Boer compõem o grupo que vai representar o sindicato em Belo Horizonte.

Topo