Aprofurg logo 1 fundos claros

NOTA DO COMANDO LOCAL DE GREVE DA APROFURG

O Comando Local de Greve (CLG) da APROFURG vem por meio desta nota comunicar sua forma de funcionamento, informações sobre atividades excepcionais durante a greve, bem como informações gerais sobre os direitos das e dos estudantes.

O Comando Local de Greve será composto por cinco Comissões, a saber:

  • Comissão de Excepcionalidades;
  • Comissão de Comunicação Interna e Externa;
  • Comissão de Relações Institucionais;
  • Comissão de Ética e Prevenção de Assédio;
  • Comissão de Planejamento.

As solicitações individuais de excepcionalidade à greve devem ser submetidas exclusivamente por meio do formulário online: https://forms.gle/6S7FyiZmk3otFjnm8, que será encaminhado  a todas as unidades acadêmicas,  direções dos campi da FURG, assim como para a Direção Geral do IFRS - Campus Rio Grande. 

Considerando as circunstâncias únicas referentes a cada ação desenvolvida pela/o docente,  buscaremos garantir uma análise justa e precisa para cada caso. A Comissão de Análise de Excepcionalidades assegurará a confidencialidade das informações e comunicará suas decisões no prazo de até 48 horas.

Com relação às aulas, a LDB garante às e aos estudantes o direito a 200 dias letivos, sendo assim, o CLG solicitará à Reitoria da FURG e à Direção Geral do IFRS – Campus Rio Grande o reconhecimento da greve das professoras e dos professores e mediante nota oficial solicitaremos ao COEPEA (FURG) e ao CONCAMP (IFRS), no final da greve, a recomposição do calendário acadêmico. 

Destacamos que as e os estudantes de forma alguma podem ser prejudicados, visto que nenhum(a) discente pode ser obrigado a ter aulas em um calendário com mais de 200 dias letivos, no conjunto de todas as disciplinas que as(os) mesmas(os) estejam matriculadas(os).

No que se refere aos direitos e deveres das professoras e dos professores, nós, como categoria, nos comprometemos com a recomposição dos dias letivos do período de greve. Desta forma, comumente, não há corte de ponto. Todas, todes e todos professoras(es) podem aderir à greve, mesmo estando em estágio probatório, mesmo sendo substituto(a) e ou visitante. 

Informamos que enquanto os/as docentes estiverem em greve haverá representantes do comando local de greve na sede da APROFURG.

Diariamente e conforme as informações forem sendo solicitadas, as comissões do CLG irão publicar no Instagram e redes sociais da APROFURG a agenda de ações, esclarecimentos e outros temas sobre a greve. Por isso, é importante que todos, todas e todes nos acompanhem pelas redes sociais e pelo Instagram e Facebook da APROFURG (@aprofurg). 

Venha construir um movimento forte conosco!! Quanto mais forte for o nosso movimento, mais convicção de vitória teremos. 

QUEM TEM SINDICATO NUNCA ESTÁ SÓ

Topo