FURG GARANTE RECOMPOSIÇÃO INTEGRAL DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS
Os/as estudantes não serão prejudicados pela greve dos/as docentes.
Na manhã desta sexta-feira, dia 26 de abril, o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (COEPEA) garantiu, após o término da greve, a recomposição do Calendário Universitário, com a recuperação dos dias letivos do período de greve, assim como a segurança de que todos/as os/as estudantes terão direito à reestruturação integral de todas as disciplinas e das atividades avaliativas. Por outro lado, também serão validadas as atividades acadêmicas regularmente desenvolvidas durante o período da greve dos docentes, atestadas pelas Unidades Acadêmicas diretamente envolvidas.
O COEPEA é o Conselho responsável por deliberar o Calendário Universitário. A votação a favor da recomposição do calendário foi unânime. Com esta decisão, nenhum estudante da FURG será prejudicado durante a greve dos/as docentes. O Conselho ainda reconheceu a greve dos/das docentes, dos técnicos administrativos em educação e estudantes da Universidade. As pautas apresentadas pela APROFURG também foram reconhecidas. Na prática, a reestruturação do Calendário Universitário significa que após o término da greve, com a garantia de reposição dos dias letivos deste período, haverá a recomposição das disciplinas e das atividades para todos os docentes e discentes que estiveram em greve.
“No dia de hoje nós tivemos uma importante vitória no COEPEA, junto com os nossos conselheiros, com as entidades sindicais, movimento estudantil, APTAFURG, APROFURG e de forma unânime, o conselho universitário aprovou a garantia da reposição das aulas para todos os estudantes e não só a garantia da reposição das aulas, mas a obrigatoriedade de que todos os docentes que estão ministrando aula durante o período da greve recomponham tanto suas aulas quanto suas avaliações para a comunidade universitária e para os discentes. Então consideramos que essa é uma importante vitória da nossa greve e que nos leva a ter certeza de que juntos e juntas, somos mais fortes. Parabéns para toda a comunidade da FURG”, explicou a diretora da APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN, Magda Vicente.
A greve é um instrumento de luta e foi deflagrada por tempo indeterminado na FURG e no IFRS - Campus Rio Grande no dia 08 de abril, com a decisão de ampla maioria na Assembleia Permanente da APROFURG. A greve nacional da base do ANDES-SN, foi deflagrada no dia 15 de abril.