2roda de conversa 03 06

COMISSÃO DE SOLIDARIEDADE DO CLG DA APROFURG ATUA CONSTANTEMENTE EM APOIO À EMERGÊNCIA CLIMÁTICA 

Desde o início da emergência climática que assola o Rio Grande do Sul, o Comando Local de Greve (CLG) da APROFURG - Seção Sindical do ANDES - SN, através da Comissão de Solidariedade, atua para ajudar às vítimas das enchentes. As ações são conduzidas observando o prognóstico da Defesa Civil, Prefeituras e do Comitê de Avaliação e Prognóstico de Eventos Extremos (Furg), voltadas especialmente para as cidades do entorno da Laguna dos Patos somando esforços junto à “Campanha SOS Enchentes” da Universidade. 

Compreendendo que as cheias afetam as comunidades de diversas maneiras, a APROFURG está atenta e comprometida em contribuir para amenizar as dificuldades encontradas neste momento. Por essa razão, o trabalho da Comissão de Solidariedade é dedicado em diversas frentes, como por exemplo: a doação de cobertores, travesseiros, alimentos, a compra de material de higiene e limpeza para os abrigos nas cidades do Rio Grande e de São Lourenço do Sul e no trabalho de cada integrante da Comissão da Solidariedade nos locais em que há maior necessidade de mão de obra oferecendo apoio nesta emergência climática.

O professor Cristiano Engelke, integrante da Diretoria da APROFURG e membro da do Comando Local de Greve, é parte da equipe de coordenação do abrigo da FURG e responsável pela comunicação, realizando a interlocução entre a Universidade e a comunidade. Ele explica a atuação da APROFURG nas ações de solidariedade:

“Gosto de fazer parte da equipe de coordenação do abrigo, que agora está passando do CAIC para o prédio 4 da FURG. É motivo de satisfação poder colaborar neste momento, em especial como parte da APROFURG, do CLG, ajudando e fazendo parte da equipe que está coordenando todo esse processo na FURG, executando diferentes tarefas e ajudando de todas as formas possíveis.”

O professor Gustavo Miranda, integrante da Diretoria da APROFURG e membro do CLG atua na Comissão da Alimentação do SOS Enchentes e destaca o papel das professoras e dos professores voluntários nessa ação:

“A APROFURG vem sendo uma das protagonistas das atividades do SOS Enchentes que está ocorrendo na FURG, tendo abrigados das enchentes em suas dependências. Nós, da Diretoria, mais muitos membros da base da APROFURG estão empenhados na atividades de solidariedade junto aos desabrigados, principalmente, na comissão de alimentação, que faz a atividade principal de ajudar na alimentação tanto dos abrigados quanto na alimentação dos voluntários que desempenham este papel importante no SOS Enchentes, na preparação dos cafés da manhã e da tarde. Além da reserva de recursos da APROFURG para a aquisição de produtos de alimentação e de doações de diversos gêneros necessários para os abrigados.”

A professora Alana Pedruzzi compõe o CLG da APROFURG e atua como voluntária nas ações do SOS Enchentes. Ela conta um pouco sobre o trabalho no abrigo:

“A partir da definição do CLG, de que somaríamos mais intensamente na luta, nas ações solidariedade, incorporamos um pouco mais o nosso trabalho para além das ajudas financeiras que já estavam acontecendo. Então, decidimos entrar, com um grupo da APROFURG, bastante significativo, envolvidos diretamente na questão da alimentação. Agora houve a mudança do CAIC por conta do retorno das aulas e houve a transferência para o pavilhão 4. Aqui, as nossas dinâmicas vão ser diárias de produção de alimentos, oferecendo o café da tarde, que é uma parceria da APROFURG.”

A cozinha da APROFURG, desde a quinta-feira, 30 de maio, está à disposição para as refeições dos voluntários e para o café da tarde dos acolhidos nos abrigos. A iniciativa da APROFURG busca contribuir para o acolhimento de forma mais acessível e satisfatória, tendo em vista que o prédio 4 está próximo da sede da APROFURG.

Diante de um cenário desolador que muitas famílias se encontram, toda força de trabalho voluntário, organização e doação se faz urgente. A Comissão de Solidariedade trabalha  em parceria com diferentes setores da FURG, FAURG e rede de voluntárias e voluntários da comunidade acadêmica e em geral. A atuação da Comissão de Solidariedade ocorre, portanto, na organização, montagem dos abrigos da FURG, no acolhimento das pessoas, na preparação dos cafés e refeições completas, tendo a certeza, que apesar das circunstâncias, um ambiente receptivo proporciona uma experiência de afeto e esperança. 

ATUAÇÃO CONJUNTA 

Na segunda-feira, 20 de maio, a APROFURG, através de sua Comissão de Solidariedade, apoiando o Comitê da Ação da Cidadania Contra a Fome a Miséria e Pela Vida, recebeu duas mil cestas básicas para serem entregues para as/os atingidas/os pelas enchentes nas cidades do Rio Grande, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Pontal da Barra e na Colônia Z3 em Pelotas.

A atuação coletiva como ponto de apoio em ações coordenadas de solidariedade reforça a importância das  mobilizações de classe. O Cidec-Sul, localizado no campus Carreiros da FURG, funciona como um centro de triagem da Prefeitura Municipal e ponto de arrecadação de doações. Os itens necessários de doações variam a cada instante. Neste momento a Universidade está precisando para destinar aos acolhidos roupas íntimas novas masculinas, femininas e infantis, itens para café (Leite, café em pó, margarina, geleia e itens de fiambreria), alimentos, repelente, shampoo e condicionador. 

Além disso, o voluntariado é contínuo, caso deseje contribuir através de voluntariado, você pode se inscrever através do link:

https://tinyurl.com/sosfurgrg

Topo