Nota de repúdio à privatização da educação pública
A APROFURG, seção sindical do ANDES-SN, manifesta seu veemente repúdio ao processo de privatização da educação pública em todo país em suas diferentes formas, em especial à recente aprovação do projeto de privatização da educação pública no estado do Paraná, através do programa “Parceiros da Escola”, que terceiriza o trabalho docente nas escolas.
Para tanto, o governo de Ratinho Jr. (PSD) lança mão de muita violência e repressão direcionada a estudantes, professoras, professores e demais trabalhadoras e trabalhadores em educação do Paraná, inclusive com pedido de prisão da presidenta da Associação de Professores do Paraná – APP Sindicato, Walkíria Olegário Mezeto. Repudiamos a criminalização do movimento sindical e social em defesa da educação e nos solidarizamos à companheira Walkiria, à APP, todas e todos que defendem a educação no estado do Paraná, bem como de toda sociedade paranaense que será atingida por este processo de privatização da educação pública paranaense. Todo apoio à luta e à greve docente do Paraná!
Defendemos a educação pública, de qualidade, gratuita, laica, e voltada ao interesse social em todos os níveis, para tanto o caráter público e democrático deve sempre ser garantido. A entrega da educação pública ao mercado mina o caráter público e democrático da educação, servindo aos interesses daqueles que buscam a aniquilação total da educação pública, em prol do lucro de empresas educacionais e da ideologização conservadora e neoliberal.
Da mesma forma repudiamos a mais uma forma de privatização da educação pública no estado do Rio Grande do Sul, com a decisão do governo de Eduardo Leite (PSDB) de entregar a responsabilidade pela reestruturação das escolas em consequência da catástrofe climática ao SESI, ferindo o caráter público e democrático da educação pública gaúcha.
Contra toda forma de privatização da educação pública, em defesa de uma educação pública, democrática e transformadora, e apoio às lutadoras e lutadores pela educação do Paraná, Rio Grande do Sul e de todo país.
APROFURG - Seção Sindical do ANDES-SN
Comando Local de Greve – APROFURG
Assembleia docente, dia 06 de junho de 2024.