Na tarde de ontem, dia 18 de abril, integrantes da chapa 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar” visitaram a sede da Aprofurg. A professora candidata a secretária-geral, Francieli Rebelatto, juntamente com os professores César Beras (candidato a primeiro vice-presidente regional Rio Grande do Sul), Giovanni Frizzo (candidato a primeiro secretário) e Cláudio Fernandes (candidato a segundo tesoureiro) estão em campanha para as eleições da diretoria do Sindicato Nacional, que vão ocorrer entre os dias 10 e 11 de maio de 2023. Os(as) professores(as) também visitaram o campus de São Lourenço do Sul da FURG e o IFRS - Campus Rio Grande.
Por volta das 16h30min, a representante do triunvirato foi recebida na Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN pelo seu vice-presidente, Gustavo Miranda e conversou com a nossa equipe. A ideia da chapa 1 é entender ainda mais a realidade das universidades, começando pela base. “Fizemos uma reunião muito produtiva com os coordenadores dos cursos lá de São Lourenço do Sul, e levantamos várias questões, como a infraestrutura, a importância da interiorização, a evasão, moradia, restaurante universitário, entre outros assuntos. Além disso, é preciso reconhecer essas questões que acabam ajudando no fortalecimento e na materialização da nossa luta”, destacou Francieli.
A candidata da chapa 1 ainda reiterou os desafios que estão no horizonte para os próximos anos. “Nós temos questões imediatas, como a educação pública e o debate sobre a carreira, que são fundamentais neste momento. Enquanto isso também estamos com uma campanha salarial que esperamos que seja vitoriosa, a partir da aprovação do projeto de lei, mas nós também temos a questão da recomposição dos orçamentos que é urgente e necessária. Outro ponto é a precarização das condições de trabalho, a infraestrutura e outras tantas demandas que nós temos. Ao mesmo tempo, essas lutas específicas da nossa categoria serão realizadas em uma conjuntura difícil e adversa, com o avanço do fascismo, da violência e todo um projeto de militarização que se dá, além das consequências do novo ensino médio e a violência nas escolas”, explicou.
AGENDA
Após a visita na sede do sindicato, os representantes da chapa 1 do ANDES-SN seguiram em caminhada pelos prédios do campus carreiros da Furg. Nesta quarta-feira, 19, a agenda será na cidade vizinha de Pelotas na UFPEL. Já na quinta-feira, 20, a atividade será em Santa Maria, na UFSM.
ELEIÇÕES
As eleições para a diretoria do ANDES-SN - biênio 2023/2025 vão acontecer nos dias 10 e 11 de maio deste ano, em todo o país, e terão com três chapas: Chapa 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”; Chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta” e Chapa 3 “RENOVA ANDES”.