chapa2 andes visita aprofurg

CHAPA 2 DO ANDES-SN VISITA A APROFURG



No final da manhã de hoje, dia 04 de maio, integrantes da chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta” visitaram a sede da Aprofurg. O professor candidato a presidente do ANDES-SN, André Guimarães, juntamente com a professora Celeste Pereira (candidata a secretária geral) o professor Luiz Henrique Schuch (candidato a primeiro vice-presidente regional Rio Grande do Sul) e a professora Elaine da Silva Neves (diretoria Adufpel) estão em campanha para as eleições da diretoria do Sindicato Nacional, que vão ocorrer entre os dias 10 e 11 de maio de 2023. Os(as) professores(as) também estiveram nesta semana em atividades na cidade de Santa Maria.

Por volta das 12h,  os(as) representantes foram recebidos(as) na Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN por diversos diretores que estavam na sede do sindicato. A ideia da chapa 2 é propor uma alternativa na direção do sindicato nacional. “A origem da chapa dois se dá exatamente para apresentar a categoria uma alternativa à atual direção do ANDES-SN e ao mesmo tempo uma alternativa que mantenha e que retome o ANDES para a luta em sua autonomia, pautada no classismo, no fortalecimento da categoria, com independência de partidos e de governos, para que a gente possa exatamente enfrentar os desafios presentes e futuros. Essa chapa se constitui a partir de um conjunto de militantes organizados em coletivos, principalmente no Coletivo Rosa Luxemburgo e Andes em Luta”, explicou o candidato a presidente, André Guimarães.

Caso a chapa 2 seja eleita, o representante do triunvirato destacou alguns desafios para a gestão nos próximos dois anos. “Existem dois elementos que eu gostaria de destacar como centrais na pauta mais específica da nossa categoria. O primeiro tem relação a carreira docente, seja no âmbito das universidades e instituições, institutos federais, Cefets, seja no âmbito das instituições estaduais. A gente enfrenta um processo de desestruturação da carreira, desde 2012, no âmbito das instituições federais. Já no âmbito dos estados, das universidades estaduais, ainda que em alguns locais a gente tenha avançado pela garantia de uma carreira que garanta exatamente a progressão, a valorização do regime de dedicação exclusiva, na maior parte das universidades estaduais, essa não é a realidade. Já o outro ponto é em relação à reforma da previdência. É preciso que a gente intensifique a nossa luta pela revogação do conjunto das reformas da previdência no âmbito federal, não só a última de 2019, como as reformas anteriores. Como um exemplo a reforma de 2003, que ainda que garanta a quem já tinha direito adquirido permanecer com a integralidade de aposentadoria, mas faz com que após a aposentadoria continue contribuindo com a previdência acima do teto do INSS”, reiterou o candidato à presidência do ANDES-SN.

AGENDA

Após a visita na sede do sindicato, os representantes da chapa 2 do ANDES-SN seguiram para a cidade vizinha de Pelotas, onde têm agenda no restante desta quinta-feira, dia 4 de maio.

ELEIÇÕES

As eleições para a diretoria do ANDES-SN - biênio 2023/2025 vão acontecer nos dias 10 e 11 de maio deste ano, em todo o país, e terão com três chapas: Chapa 1 “ANDES pela base: ousadia para sonhar, coragem para lutar”;  Chapa 2 “ANDES-SN Classista e de Luta” e  Chapa 3  “RENOVA ANDES”.

Topo